Páginas

segunda-feira, julho 18

Cirurgia de Bypass (Ponte)

A cirurgia mais utilizada para o tratamento de arteriosclerose é o Bypass. Consiste em colocar vasos sanguíneos saudáveis do doente ou artificial (enxertos vasculares) no lugar dos obstruídos. Se a substituição é de artérias de grande calibre, usam-se apenas vasos artificiais para o Bypass. Nas artérias de baixo calibre recorre-se geralmente a vasos do doente porque os artificiais têm maior probabilidade de formar coágulos devido ao calibre pequeno, surgindo de novo a doença nesse local. A cirurgia de Bypass consiste na "construção" de um conduto alternativo à artéria original, criando um desvio, ou ponte (bypass), permitindo que o sangue circule em torno da área bloqueada, evitando assim a lesão (estenose ou oclusão) que causa o deficiente fluxo arterial.
Após a operação o doente recupera praticamente na totalidade. Se o doente tinha feridas curam e se claudicava passa a andar normal.

O tempo de recuperação no internamento a Bypass dos membros inferiores varia de 2 a 4 semanas, se não houver complicações. Se houver também necessidade de Bypass cardíaco o cirurgião vascular pode optar por fazer em simultâneo ou o do coração primeiro.

Os vasos artificiais duram em média 10 anos devendo após este período recorrer a nova cirurgia. Os vasos venosos podem durar até 20 anos, sendo necessária nova cirurgia. Ambas têm elevadas taxas de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário